Credencial de idosos para vagas especiais pode ser emitida na internet

Por Sérgio Ferreira 14/12/2023 - 01:10 hs

Por: Sergio Ferreira

De acordo com a prefeitura de Salvador, a medida vai permitir ao cidadão que tem a partir de 60 anos registrar a requisição e imprimir, em um só lugar, sem necessidade de se deslocar à sede da autarquia de trânsito. A credencial emitida vem com um QR Code para comprovar a autenticidade do documento.

Leia mais:

Veja o passo a passo para emitir a credencial:

  • Para acessar o benefício, o idoso precisa ter perfil prata ou ouro no sistema federal;
  • ao acessar o site da Transalvador, o usuário deve pesquisar por “Vagas Especiais” e fazer o login usando a plataforma gov.br;
  • em seguida, basta colocar os dados solicitados. Após o acesso, a credencial é liberada para impressão;
  • após imprimir, a credencial, necessariamente, precisa ser colocada no painel do carro, um local de fácil visualização.

E quem não tiver conta no gov.br?

Nesse caso, o idoso que não tiver conta no gov.br prata ou ouro, pode solicitar as credenciais fazendo o cadastramento no site da Transalvador.

Neste caso, após envio da documentação, o setor responsável marca uma data para que a retirada seja feita na sede do órgão, que fica Av. Vale dos Barris, nº 501 - Barris.

Como saber se meu perfil é prata ou ouro?

Para saber o tipo do cadastro no sistema do governo federal, basta fazer o login e acessar o seu perfil. As contas cadastradas exclusivamente com informações do CPF ou do INSS são consideradas de nível bronze. O cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou Denatran também têm este nível.

Já as contas validadas por biometria facial da carteira de motorista (CNH), dados bancários (internet banking ou banco credenciado) ou cadastro Sigepe (servidores públicos) passam a ter nível prata de segurança.

Já as contas validadas pela biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil passa a ter nível ouro de segurança.

Veja outros casos elegíveis para vagas especiais

Gestantes, lactantes, pessoas com deficiência ou em tratamento de doenças crônicas deverão continuar pedindo a credencial pelo site da Transalvador, como já acontece normalmente. De acordo com o órgão, nestes casos, é preciso que sejam enviadas documentações específicas.

A Transalvador já entregou aproximadamente 5,7 mil credenciais especiais em 2023. A maioria, 4.085 credenciais, foram para pessoas idosas.

Estacionar em vagas especiais sem as credenciais é uma infração de natureza gravíssima e o condutor está sujeito a 7 pontos da CNH e multa de R$ 293,47.